quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Odeio Mais do que Ser Caixa

Como diria o narrador da saga de Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas...

Quando eu achava que nada numa garagem poderia ser pior do que ser caixa e enfrentar clientes "simpáticos", eis que surge um novo desafio para colocar à prova toda a minha capacidade de concentração que não existe e paciência para resolver problemas (ou piorá-los ainda mais).

O Sr. Chefe da garagem onde trabalho resolveu viajar a negócios para Curitiba. Ampliar a rede de estacionamentos da empresa onde trabalha e ver se as que já existem estão funcionando corretamente... Com isso fui nomeado fechador das prestações de contas do dia enquanto ele se ausentava... Um cargo burocrático, preencher papelada e contar dinheiro, coisa simples e tranquila que em 30 minutos o Sr. Chefe faz todas as manhãs logo quando chega.

Pensei com meus botões, boooa, nada de ficar correndo pra lá e pra cá atrás de carros, nada de ter que olhar pra cliente mal humorado e ainda poderia aproveitar o tempinho que sobrasse para descansar os olhos...

Como nem tudo poderia ser perfeito havia o pequeno e único problema que era que eu nunca havia feito o tal fechamento de contas... Só observado... Bem, pra um cara que mal sabe acessar o email como o Sr. Chefe conseguir acabar aquilo em 30 minutos, eu com minha super sapiência acabo em 15.

Santo pensamento idiota Batman...

Eis que surge o primeiro dia... Uma longa fita amarela com o fechamento do dia anterior, monte de ticket amarelo na minha frente, um monte de fichas azuis de pagamentos feitos com cartoes, um monte de dinheiro e uma folha de fechamento de contas para preencher... Por onde começar???

Bom, primeiro ele sempre contava o monte de tickets amarelo... Pra que??? Não faço a menor idéia, mas comecei a contar também pra ver se enquanto só contava e não pensava em nada alguma luz divina pairasse sobre mim e mostrasse o próximo passo...

Depois de 10 minutos contando e separando as fichas por valores, fiquei com vários montes de fichas separados que no final batiam com a mesma quantidade da fita de fechamento do dia. Legal, nada faltando, nada sobrando.... Mas nada de luz divina também...

Empolgando em ficar contando os tickets amarelos, fui contar os pagamentos feitos com cartoes de crédito... Pra que? Não sei também, mas ver que eu tinha contado trocentas fichas amarelas e no final elas batiam com o que tava na outra ficha me deixou animado... Entao fui eu contar os pagamentos feitos em cartao pra ver se batiam com o valor de fechamento das maquinas de visa, amex e mastercard... E no fim, bateu também, legal... Alguma coisa deve estar certa... O que? Não sei...

Bom, das coisas que eu ainda nao havia mexido tinha um monte de dinheiro e uma folha em branco... Resolvi deixar o dinheiro por ultimo e comecei a preencher a folha... Fui preenchendo com uns numeros que tinha na grande fita amarela, outros com os valores de fichas, etc... Consegui preencher uns 5 campos com certeza de saber o que estava fazendo... Numero de ticket de entrada, numero do ticket de saida, e... hmmm bom só sabia o que estava fazendo nesses campos mesmo...
Aí comecei a ler o restante da folha em branca para preencher... nomes obscuros para serem preenchidos por numeros desconhecidos... Me senti como o cara do código da vinci tentando decifrar os enigmas para chegar até o santo graal... no meu caso o santo graal poderia ser um rápido cochilo para dissipar a dor de cabeça que estava se formando...

Selos convenios, tickets cancelados, total geral, sub-total, porto seguro, mensalistas... coisas que nao tinham na longa ficha amarela e que eu teria que descobrir por conta propria... Entao voltei pra pilha de fichas amarelas à procura de mais pistas...

Hmm, haviam algumas com uma espécie de selo coladas nelas, então, seriam estes os selos convênios??? Analisando mais a fundo, haviam 2 fichas escrito bem grande : CANCELADA... Hmmmmm, as coisas começaram a fazer mais sentido... Nos pagamentos com cartoes havia uma ficha separada, grampeada num grande boleto e escrito: Mensalista.... Aháááá!!! E várias fichas amarelas com uns valores quebrados nada a ver onde ficava escrito : Desconto Porto Seguro... Yeeessssss! estava tudo lá... Entao fui preenchendo a grande ficha branca com essas coisas que foram aparecendo... Mas havia um monte de fichas amarelas e um montinho de dinheiro junto com uma mensagem escrito: Diferença porto... Palavras obscuras... Não havia nada daquilo na folha branca da salvação... Não havia nada sobre aquilo na grande folha amarela da verdade...
Diferenca do que? De quem? As folhas amarelas eram do mesmo amarelo, não eram diferentes... o dinheiro que estava junto era todo em real, nao tinham dolares, euros, yenes, nada diferente também... Seria aquilo alguma oferenda para deuses pagãos? Macumba? Achei melhor deixar lá por enquanto, mesmo não tendo uma vela vermelha ou preta nem uma tigela com um frango e uma pinga dentro...

Mas ainda restava um ultimo problema... Contar a dinheirinha e fazer o monte de dinheiro, mais o monte de valores de fichas azuis, menos selos convenios, menos tickets cancelados e mais nao sei o que dar um valor final que seria o que eu deveria depositar no banco para bater com o mesmo valor que havia na grande fita amarela, pois a grande fita amarela é como o oráculo do matrix. Fala um monte de baboseira inutil que faz voce se enrolar todo no meio do caminho mas no fim nunca se engana sobre o resultado final...

Entao fui somando, subtraindo, e cheguei no numero mágico de 1444. Se fosse o Zagalo que tivesse feito isso, ele teria vibrado, pois sobrando 1+4+4+4 dá 13. No meu caso não sei se isso foi bom ou mau, pois o valor estava correto, mas depois nas 20x seguintes que fui conferir tudo nunca mais consegui chegar no mesmo valor. E aí tinha a oferenda que havia deixado de lado... Bom se ela estava lá, devia fazer parte do que era pra somar, subtrair, ou sei lá o que era pra fazer mas foi junto. No final foi depositado um valor, que nunca mais consegui chegar nele... nao importando quantas vezes eu fazia a conta cada hora o resultado dava um valor diferente e faltava sempre algo em torno de R$50... Eu não consegui decifrar o código. Pelo menos era o que eu achava. Mas no fim, nada de cochilo, pois nisso já eram 10 da manhã e a garagem estava cheia e tive que sair pra ajudar...

No dia seguinte, a mesma história, só que fiquei sabendo que o valor da diferença da porto não era uma oferenda para os deuses, nem pagamento pelo meu bom comportamento mas de alguma forma ( não sei qual ) fazia parte da prestacao de contas... Só que uma boa notícia... Desta vez, ao invés de faltar R$50, sobraram R$100... Mas o que é isso? Seria eu o novo messias responsável em acabar com a pobreza do mundo? Irmão, dê-me uma nota de R$10 e com ela transformarei em uma de R$20? Teriam os deuses aceitado a oferenda e agora estariam me agradecendo? Não sei... Só sei que foi assim... E nisso já era 11 da manhã... Das 6 até as 11 rachando a cabeça em cima dum monte de folhas amarelas, azuis, brancas e dinheiro e nao saber de onde tá faltando ou sobrando dinheiro...

Mas como uma hora tudo tem que acabar, tudo no fim resolvido hoje pela manhã pelo Sr. Chefe que após regressar de sua viagem fez o fechamento de ontem em seus 20 e poucos minutos, conferiu as duas merdas que fiz em outros 20 e para minha infelicidade descobri que não sou um mago multiplicador de dinheiro e sim um incopetente que não sabe contar... rá rá...

3 comentários:

Talita disse...

AHAHAHAHAHHAHAAH kapiiiii essa vc se superou!! eu sempre apresento a carteirinha da Porto, sinal q eu ando causando na cabeça de mais pessoas q prestam contas! ahahahahahahah

Josi disse...

Nossa...só de ler já deu um nó na cabeça...imagina fazer....eu heim?!

Mano Brá disse...

rá, meu número de leitoras cresceu 50%!!!