Agora um assunto sério... Saúde no trabalho. Para exercer bem qualquer atividade o funcionário precisa estar usufruindo de plena saúde... Corpo e mente sãos, preparados para todas as eventualidades que possam aparecer no dia de trabalho. Uma delas e a mais básica da profissão é justamente manobrar o carro.
À primeira vista, a única coisa que o manobra faz é entrar no carro, ligar o dito cujo, estacionar o maledeto na vaga e sair do mesmo... Aparentemente algo simples, beirando o trivial, coisa que você também faz todo santo dia com o "seu carro".
Agora vamos analisar o fato pela visão do manobra...
Hoje existem dezenas de modelos de carros diferentes no mercado...
Multiplique isso pelos diferentes biotipos de pessoas que dirigem esses carros e a maneira que dirigem os mesmo e para completar a regrinha de ouro do manual do bom manobra "Não deverás tocar na posição do banco do motorista"... Pronto... F#%@#...
Como um manobra poderá se adaptar à todas essas coisas sendo que uma hora chega um cara de 2 metros de altura com o banco encostado la no fundo, em seguida uma mulher de um metro e meio com o banco lá na frente e depois um importado que nem chave tem pra você ligar o carro?
Elementar meu caro Watson, para todos os problemas sempre existe uma solução e neste caso a solução é a Yoga do Manobra com uma certa dose dos estudos de "Pré-Cognição Palpável". Então que tal você também, mero mortal também aprender alguma dessas técnicas? Afinal, em tempos de tolerância zero no trânsito, no fim da noite pode sobrar pra você o cargo de amigo da vez e ter que pegar o carro do seu amigo pra fazer o home delivery...
Primeira coisa, para praticar a Yoga do Manobra, você precisa ser flexível a ponto de na posição de motorista conseguir virar o corpo e olhar pra trás para manobrar o carro decentemente... Ou você é daqueles que manobra olhando só pelos retrovisores? (noob)
A Pré-Cognição Palpável é a habilidade do manobra em descobrir onde fica o que precisa ser acionado no menor espaço de tempo possível. Se baseia no manobra se colocar no lugar do idiota do engenheiro que fez o design interno do carro e escondeu a porcaria do freio de mão ou de pé ou de pensamento que o cliente que já foi embora deixou acionado ao mesmo tempo em que sai apertando todos os botoes e alavancas ao seu alcance enquanto vai se formando uma longa fila de carros logo atrás. Quanto menor o tempo que o manobra descobrir o que procura, maior será o seu grau de desenvolvimento mental e menos sujeito a problemas auditivos ele será, já que não ficará escutando buzinadas por tempo muito longo...
A partir daí, já podemos aprender algumas posições de Yoga do Manobra que são comumente usadas no dia-a-dia... Vamos a algumas delas... ( depois se eu tiver saco faço as ilustracoes e coloco aqui.)
Posição 1 - "Eu sou você" ou "Ceeerto" ou "Beleeeeza"- a mais fácil de todas, quando você entra no carro conhecido e o motorista tem praticamente a sua altura e dirige com distância e posição do banco compatível com a que você costuma dirigir não exigindo de você nenhum esforço para manobrar. As variáveis para o nome da posição 1 como o "ceeerto" e "beleeeeza" se devem ao fato do manobra pronunciar tais frases de alívio ao adentrar em um veículo nestas condições.
Posição 2 - "Posição Fetal" - Muito utilizada quando é necessário manobrar o carro de pessoas que acabaram de tirar a carteira de motorista, pois muitas dessas dirigem com o enconsto do banco tão pra frente que faz o manobra ficar curvado pra frente, lembrando tal posição dos bebês no ventre de sua mãe. Ou quando a pessoa é de baixa estatura e precisa trazer o encosto pra frente para não ficar com os braços esticados demais.
Posição 3 - "Double Size Me" ou "Só na Pontinha"- Já é o oposto da posição anterior, pois o motorista deve ter 2 metros ou mais de altura. Neste caso o manobra pode ter duas opções.
Usar a posição "Double Size Me" é geralmente utilizada nas garagens onde trabalham outros manobristas. Ela se baseia no manobra se esticar o máximo possível sentado na posição original do motorista gigante e conseguir de alguma forma fazer seus pés chegarem aos pedais.
Já a variável "Só na Pontinha" é geralmente usada quando se trabalha sozinho, pois se baseia justamente em sentar bem na ponta do banco para facilitar o acesso aos pedais. Mas ao usar esta posição numa garagem com outros manobristas, se eles perceberem você utilizando esta variável, ao sair do carro você possivelmente escutará algum de seus companheiros perguntando: "E aí? Sentou só na pontinha mesmo"?
Posição 4 - "Ventosass" ou "CDF" (não vou colocar a sigla por extenso pois este é um blog familiar)"- Uma posição incômoda bem parecida com a anterior com o advento de que o banco é de couro. Assim por mais que você se estica ou "senta na pontinha", ao acelerar o carro, você inevitávelmente acaba deslizando pra trás. Para se manter no lugar o manobra precisa contrair sua Banda A e Banda B (também conhecidas como nádegas) a tal ponto em que ele consiga beliscar e se prender ao banco de couro e assim permanecer na posição enquanto manobra. Difícil encontrar algum manobra que consiga utilizar esta posição, mas dizem os boatos que a Mulher Melancia, Carla Perez entre outras utilizam esta técnica enquanto dirigem.
Existem também as posições combos, que ocorrem quando uma ou mais técnicas são necessárias para manobrar o veículo. Um exemplo de uma bem conhecida é a posição 53.
Posição 53 - "Posição Fetal com Desvio de Bacia e Pé Quebrado" - Esta já é uma posição que causa certo desconforto. Geralmente é usada nos carros onde a motorista é uma mulher de estatura baixa e que costuma andar com o banco lá na frente. Como temos que seguir o mandamento "Não deverás tocar na posição do banco do motorista", então só nos resta usar esta posição. Ela se baseia no seguinte: Ao entrar no o manobra de estatura mediana não conseguirá deixar a perna direita no lado direito do volante pois seu joelho fica batendo no painel... A solução é desviar a bacia para a esquerda e ficar com as duas pernas com os joelhos espremidos no espaço que sobra viradas à esquerda do volante, mas como é preciso acelerar e frar o carro, então com o calcanhar da perna direita estendido o máximo possível para a direita ( o que você provavelmente deve estar fazendo nesse instante poderá comprovar que essa distância conseguida no calcanhar não será tanta a ponto de deixar o pé na posição do acelerador, então num último esforço você torce o pé para alcançar a ponta do acelerador... Em carros onde a parte de baixo do acelerador é alta, é exigido um esforço sobre-humano para alcançar o mesmo e também é necessário tomar cuidado para o pé não ficar enroscado no freio...
Posição 23984752934234 "Mestre" - Esta não é bem uma posição específica mas o grau máximo que um manobra pode atingir pois qualquer se seja o carro, posições de banco ou tipo de motorista. Pode aparecer um Landau ano 1900 e bolinhas com um motorista de dois metros e meio de altura com banco de couro, encosto quebrado, motor morrendo, câmbio mais bamba que perna de velho de 100 anos, com volante duro pior que de trator pra estacionar em uma vaga de um Ford Ka que acabou de sair e o manobra conseguirá fazer o serviço com toda a sua excelência.
Como podem ver, manobrar não é um trabalho para uma pessoa qualquer... Exige técnica, treinamento e dedicação... Dizem que manobra tira o livro Kamasutra de letra pois faz posições muito mais complicadas diariamente...
Quem sabe quando você deixar o carro em uma garagem na próxima vez, você não possa estar deixando seu carro com um guru da manobra tântrica e pegar algumas dicas para melhorar seu desempenho no volante...
Nenhum comentário:
Postar um comentário